Passa pratos ou mesa de jantar? 27/02/2020

Passa pratos ou mesa de jantar?

Quem nunca sonhou em ter a cozinha dos sonhos? São inúmeras possibilidades e, para quem vai construir ou reformar, pode ainda fazer algumas modificações. As dúvidas sobre como deixá-la mais bonita e funcional são comuns. Como por exemplo, ter um passa prato ou cozinha americana? Ou ainda qual o modelo da mesa de jantar.

 Se essa dúvida está te incomodando, conheça mais a fundo sobre esses modelos e defina qual o melhor para sua cozinha:

 

Passa pratos e cozinha americana: qual a diferença?

A confusão é comum, mas o passa pratos e a cozinha americana são bem diferentes.

A cozinha americana, permite integrar totalmente o ambiente, sendo a cozinha, sala de jantar e de estar. Possui um balcão no meio, que pode ser instalada a pia e/ou um cooktop. Ou ainda, servir como bancada de apoio.

A vantagem é que esse modelo integra todo o ambiente. Mas, por outro lado, exige que sua cozinha tenha uma boa organização e pia limpa. Afinal, nada mais desagradável do que receber visitas com uma pilha imensa de pratos sujos a mostra, não é mesmo?

Agora, o passa prato é excelente alternativa. Integra parcialmente os ambientes, basicamente, é uma mistura do balcão da cozinha americana com uma janela. Mas muito mais bonito, é claro!

É um espaço útil e decorativo. Ele serve como um apoio na hora de servir os convidados. Nesse espaço, você pode colocar as travessas ou os próprios pratos. Dependendo do modelo, pode servir até mesmo para refeições rápidas.

A vantagem, é que além de manter o espaço integrado, mesmo que parcialmente, esconde toda a bagunça da sua cozinha. O espaço torna-se excelente apoio em vários sentidos, além de contribuir com a decoração do local.

O passa prato pode ser feito em vários materiais, com pedra, mármore, porcelanato e até mesmo vidro ou madeira. Dependendo das instalações, pode ou não ter porta.

 

Mesa de jantar: como escolher o modelo ideal?

A escolha da mesa de jantar envolve muita coisa, além de um local para fazer as refeições. É também um objeto decorativo e, muitas vezes ficará ao centro da sua sala de jantar. Portanto, escolher o modelo ideal faz muita diferença na decoração da sua casa.

Se fizer uma busca rápida, verá que existem mesas de vidro, mesas de jantar de madeira ou ainda modelos que mesclam esses dois materiais. Tem também mesas de quatro lugares e outras de seis. Há mesas redondas, quadradas e retangulares.

Na hora da escolha, a dica principal é: pense em todo o ambiente antes de decidir. Leve em consideração o espaço disponível. As mesas redondas são bonitas, mas em determinadas situações não são tão úteis.

As mesas de seis lugares são as retangulares e, servem como uma extensão do passa prato. Elas podem ser colocadas logo abaixo dessa abertura ou ainda deixar um espaço entre eles. A mesa quadrada, o ideal é deixar um espaço para aumentar a utilização da própria mesa.

Agora, sobre o modelo, se será uma mesa de jantar de vidro ou de madeira, o ideal é que case com o restante da decoração do ambiente.

Veja alguns modelos aqui:

 

 

Como integrar passa prato e mesa de jantar?

A integração da mesa de jantar e do passa prato pode ser feita de várias formas. Para quem tem espaços menores, pode usar a mesa como uma extensão dessa abertura. O passa prato servirá de apoio, enquanto as refeições são feitas na mesa. Neste cenário, o ideal é usar uma mesa quadrada ou retangular.

Se você já tem um ambiente mais espaçoso, pode criar um cenário mais descolado e soltinho. O passa prato continuará de apoio, mas a mesa não precisa ficar colada. Isso possibilita a utilização de um modelo redondo, seja de quatro ou seis lugares.

Com o passa prato livre, ou seja, longe da mesa de jantar, você pode dar outra finalidade para o lugar: um ambiente para refeições rápidas. Deixe uma ou duas banquetas e use esse local para tomar um café da manhã ou um lanche quando estiver com pressa.

Nossas Lojas
  • Mega Loja Linha Verde
  • Loja Showroom Araucária
  • Loja Pinheirinho
  • Loja Novo Mundo
  • Loja Portão