Como saber se um sofá é de boa qualidade? 13/11/2020

Como saber se um sofá é de boa qualidade?

Sofás são itens essenciais da decoração da sala, com capacidade de tornar o ambiente completo e perfeito para receber visitas ou simplesmente aproveitar momentos de descanso e lazer. 

O grande problema é que nem todo mundo sabe exatamente quando um modelo é de boa qualidade, o que acaba dificultando a compra. Este é o seu caso? Então, confira aqui o que verificar para saber se se trata de um sofá bom e durável.

 

  1. Estrutura do sofá 

Sofá para sala de qualidade tem estrutura firme e robusta, o que possibilita que o móvel dure por muito mais tempo, representando um excelente investimento em curto, médio e longo prazos. 

A estrutura do sofá ideal é a de madeira maciça ou aço, especialmente no que se refere à parte do móvel que recebe maior carga, ou seja, o assento. Esses materiais são duráveis e não se deformam com facilidade.

 

  1. Assento 

O assento é um dos principais pontos a serem analisados, uma vez que indica se o móvel é confortável e durável. Existem diferentes combinações, como o assento de mola e espuma ou percinta elástica e espuma. 

Ambas as alternativas são boas escolhas ao comprar sofá, mas é preciso conferir alguns detalhes, principalmente se optar pela combinação mola e espuma. Dê preferência para um modelo que tenha pelo menos quatro fileiras de mola por assento. 

Além disso, sempre verifique qual é a densidade da espuma do sofá. A recomendação geral é que o assento do móvel tenha espuma D33, que aguenta uma carga de até 100 quilos. Caso as pessoas que utilizarem o móvel pesem mais do que isso, escolha um sofá com espuma D45 no assento. 

No encosto, dá para escolher uma espuma de menor densidade, como a D28 ou D23, porque essa parte do móvel não recebe tanto peso. Espumas com essa densidade são mais maleáveis, o que proporcionará ainda mais conforto ao encosto.

 

  1. Revestimento 

Um sofá de alta qualidade tem revestimento resistente a danos, o que minimizará o risco de apresentar rasgos com facilidade ou de ganhar manchas, permanecendo bonito por um longo período. 

Atualmente, existe uma ampla variedade de revestimentos para sofá, mas há alguns que são mais empregados porque possuem elevada qualidade, como o suede, veludo, sarja e couro, que também se caracterizam por terem manutenção e limpeza descomplicada.

 

  1. Cuidado com preços baixos 

É tentador levar para casa um sofá retrátil, de canto, reclinável, entre outros modelos, quando seu valor é muito baixo, mas resista! Sofás de qualidade normalmente são caros, mas compensam o investimento porque duram mais. 

Se o modelo de seu interesse tiver preço muito baixo, isso pode ser um indicativo de problemas como estrutura menos resistente a danos, assentos não tão duráveis e confortáveis, entre outros. Caso o compre, o barato pode sair caro. 

Quer uma alternativa de excelência por um preço justo? Uma boa dica é comprar sofá direito da fábrica online, com a possibilidade adquirir modelos incríveis e resistentes a danos por valores que cabem no seu orçamento, sem deixá-lo no vermelho!

Nossas Lojas
  • Mega Loja Linha Verde
  • Loja Showroom Araucária
  • Loja Novo Mundo
  • Loja Portão