Como escolher a melhor cor de sofá para sua sala? 11/02/2021

Como escolher a melhor cor de sofá para sua sala?

Escolher a cor perfeita de sofá para sala não é tarefa simples, afinal, é preciso garantir uma tonalidade que não fique suja com facilidade e combine com o restante da decoração. 

Para lhe auxiliar, separamos algumas dicas que descomplicam esse processo e ajudam a escolher a melhor cor de sofá. Continue a leitura para conhecê-las e colocá-las em prática! 

 

Escolha tons neutros 

Cores neutras, como o preto, cinza, marrom e bege, são à prova de erros porque combinam facilmente com outras tonalidades comumente utilizadas na decoração da sala. 

Além disso, chamam menos atenção do que cores vivas, o que significa que há um risco menor de enjoar da tonalidade do móvel. Por isso, se estiver procurando uma cor descomplicada, aposte em um tom neutro. 

Caso goste de tons vibrantes, mas tenha receio de enjoar se escolhê-la para seu sofá, uma dica que funciona muito bem é optar pelo móvel num tom neutro e trabalhar com acessórios em cores mais chamativas. 

Vale a pena, por exemplo, escolher um sofá cinza e utilizar almofadas ou mantas sobre o móvel numa cor mais vibrante, como o mostarda, resultando numa combinação moderna. 

 

Cores escuras sujam menos 

Não tem muito tempo para realizar limpezas periódicas no sofá? Ou tem crianças e bichos de estimação em casa? Então, opte por tonalidades escuras, que mostram menos manchas e sujeiras. 

Preto é a cor de sofá que suja menos, mas também há alternativas que proporcionam esse mesmo resultado como o marrom e o cinza, sobretudo nas escalas mais fechadas. 

Além disso, cores escuras tornam o ambiente mais elegante e aconchegante. Caso tenha medo de deixá-lo muito sobrecarregado, trabalhe com tonalidades claras no restante da decoração, o que possibilitará montar um espaço com decoração moderna. 

Trata-se de uma opção mais prática, mas tome um cuidado: se o jogo de sofá ficar em contato direto com o sol, o móvel pode desbotar mais facilmente. Neste caso, é interessante investir em capas ou mantas para proteger o móvel. 

 

Opte por uma cor igual ou semelhante a outra da decoração 

Uma das formas mais fáceis e rápidas de garantir uma unidade visual e harmonia na decoração é investir em um sofá de uma tonalidade igual ou semelhante a que já é usada no ambiente. 

Por exemplo, sua sala tem roxo na decoração? Neste caso, considere comprar sofá nessa tonalidade ou numa semelhante a ela, como tons de rosa, garantindo um visual harmônico e original no cômodo. 

Se preferir, também existe a possibilidade de trabalhar com a decoração ton sur ton (tom sobre tom), utilizando uma cor em diferentes gradações, como o rosa mais escuro e o pastel, o que ajudará a tornar a decoração irreverente e alegre. 

 

Cuidado com cores da moda 

Escolher as principais tendências de cores para sofá pode ser tentador, mas o risco de enjoar da tonalidade com o passar do tempo é grande, bem como de o móvel ficar datado. 

Por isso, só escolha uma cor que é tendência no modelo de sofá se realmente gostar muito dela, porque a possibilidade de enjoar é menor.

Nossas Lojas
  • Mega Loja Linha Verde
  • Loja Showroom Araucária
  • Loja Novo Mundo
  • Loja Portão