Como escolher a espuma para o seu sofá 03/08/2020

O sofá é um dos móveis para sala de estar mais complexos de escolher e comprar, porque envolve considerar diferentes fatores, como a espuma de sua composição.
Como existem diferentes tipos de espuma para sofá, é comum se perguntar qual seria a melhor alternativa. Para lhe auxiliar na escolha, preparamos este post com dicas especiais. Confira!
Riscos de errar na escolha da espuma do sofá
Escolher a espuma errada pode trazer diversos problemas em curto prazo, como os que são listados a seguir:
- Maior facilidade de deformar o móvel com o uso contínuo;
- Desconforto ao utilizar o sofá, com possibilidade de ter dores nas costas;
- Comprometimento da estrutura do móvel, especialmente no assento.
Dicas para escolher a espuma do sofá
Características pontuais da espuma devem ser consideradas para acertar na escolha e compra do sofá para sala de estar. Veja, a seguir, quais são elas:
Densidade da espuma
Ao ler a descrição de um sofá, há indicações como D23, D28, D33 e D45. E o que isso representa, especificamente? Simples: trata-se da densidade da espuma. Quanto mais elevado for o número, maior a densidade.
É importante considerar esse fator porque cada densidade suporta uma quantidade de peso diferente. Uma espuma para sofá D33, por exemplo, suporta de 71 a 100 quilos. Se um sofá D33 for utilizado por alguém que pese mais do que isso, há o risco de o móvel ficar deformado com mais facilidade.
Para facilitar na escolha da espuma perfeita, considere o peso que cada uma aguenta, como é especificado logo abaixo:
- D23: até 50 quilos;
- D26: de 51 a 60 quilos;
- D28: de 61 a 70 quilos;
- D33: de 71 a 100 quilos;
- D45: de 101 a 150 quilos.
Maciez da espuma
Tenha em mente que quanto maior a densidade da espuma, menor a maciez do sofá. Então, como alinhar durabilidade, resistência a deformidades e o conforto? Recomenda-se escolher sofás que combinem diferentes tipos de espuma.
Esses móveis têm um sistema que utiliza uma espuma mais densa como suporte e outra de menor densidade na parte superior, formando uma espécie de pillow top, o que garante maciez e conforto sem abrir mão da qualidade e durabilidade.
Qual a melhor espuma para sofá?
Mesmo depois dessas dicas sobre como escolher sofá ainda está em dúvida sobre qual a melhor espuma? Então, saiba que a D33 costuma ser a mais indicada, porque aguenta uma quantidade média de peso e não é tão rígida quando a espuma para sofá D45.
Escolher um sofá com densidade menor, como a D28, pode ser tentador, sobretudo quando se pensa na maciez e no preço (geralmente é mais barato), mas só eleja essa alternativa se estiver adequada ao peso das pessoas que utilizarão o móvel no dia a dia.
No que se refere à espuma do encosto do móvel, ela pode ter densidade baixa, já que a pressão feita sobre essa parte é menor, ou seja, o risco de deformidade é reduzido. De maneira geral, recomenda-se um sofá com encosto D28 e assento D33.