Como escolher a espuma para o seu sofá 03/08/2020

Como escolher a espuma para o seu sofá

O sofá é um dos móveis para sala de estar mais complexos de escolher e comprar, porque envolve considerar diferentes fatores, como a espuma de sua composição. 

Como existem diferentes tipos de espuma para sofá, é comum se perguntar qual seria a melhor alternativa. Para lhe auxiliar na escolha, preparamos este post com dicas especiais. Confira! 

 

Riscos de errar na escolha da espuma do sofá 

Escolher a espuma errada pode trazer diversos problemas em curto prazo, como os que são listados a seguir: 

  • Maior facilidade de deformar o móvel com o uso contínuo;
  • Desconforto ao utilizar o sofá, com possibilidade de ter dores nas costas;
  • Comprometimento da estrutura do móvel, especialmente no assento.

 

 Dicas para escolher a espuma do sofá 

Características pontuais da espuma devem ser consideradas para acertar na escolha e compra do sofá para sala de estar. Veja, a seguir, quais são elas:

 

Densidade da espuma 

Ao ler a descrição de um sofá, há indicações como D23, D28, D33 e D45. E o que isso representa, especificamente? Simples: trata-se da densidade da espuma. Quanto mais elevado for o número, maior a densidade. 

É importante considerar esse fator porque cada densidade suporta uma quantidade de peso diferente. Uma espuma para sofá D33, por exemplo, suporta de 71 a 100 quilos. Se um sofá D33 for utilizado por alguém que pese mais do que isso, há o risco de o móvel ficar deformado com mais facilidade. 

Para facilitar na escolha da espuma perfeita, considere o peso que cada uma aguenta, como é especificado logo abaixo: 

  • D23: até 50 quilos;
  • D26: de 51 a 60 quilos;
  • D28: de 61 a 70 quilos;
  • D33: de 71 a 100 quilos;
  • D45: de 101 a 150 quilos.

 

Maciez da espuma 

Tenha em mente que quanto maior a densidade da espuma, menor a maciez do sofá. Então, como alinhar durabilidade, resistência a deformidades e o conforto? Recomenda-se escolher sofás que combinem diferentes tipos de espuma. 

Esses móveis têm um sistema que utiliza uma espuma mais densa como suporte e outra de menor densidade na parte superior, formando uma espécie de pillow top, o que garante maciez e conforto sem abrir mão da qualidade e durabilidade.

  

Qual a melhor espuma para sofá? 

Mesmo depois dessas dicas sobre como escolher sofá ainda está em dúvida sobre qual a melhor espuma? Então, saiba que a D33 costuma ser a mais indicada, porque aguenta uma quantidade média de peso e não é tão rígida quando a espuma para sofá D45

Escolher um sofá com densidade menor, como a D28, pode ser tentador, sobretudo quando se pensa na maciez e no preço (geralmente é mais barato), mas só eleja essa alternativa se estiver adequada ao peso das pessoas que utilizarão o móvel no dia a dia. 

No que se refere à espuma do encosto do móvel, ela pode ter densidade baixa, já que a pressão feita sobre essa parte é menor, ou seja, o risco de deformidade é reduzido. De maneira geral, recomenda-se um sofá com encosto D28 e assento D33.

Nossas Lojas
  • Mega Loja Linha Verde
  • Loja Showroom Araucária
  • Loja Novo Mundo
  • Loja Portão